CIDADES
Homem que matou e decapitou o pai em praça pública em Natal é condenado a 20 anos de prisão

O homem que matou e decapitou o próprio pai em uma praça pública de Natal (RN) foi condenado por júri popular, na quinta-feira, 18, a 20 anos e 2 meses de reclusão. Victor Wander Ribeiro de Souza Silva, de 31 anos, cometeu o crime contra Wanderly Ribeiro de Souza em novembro do ano passado.
Victor foi condenado por homicídio duplamente qualificado por uso de meio cruel e por impossibilitar a defesa da vítima. Depois de ter matado e decapitado o pai, Victor foi encontrado por policiais militares levando a cabeça da vítima em uma mochila.
Além do homicídio, ele também foi condenado pelos crimes de vilipêndio a cadáver e resistência. Soma-se à pena principal a condenação a 1 ano, 6 meses e 22 dias de detenção, além de 44 dias-multa. A detenção é uma pena para crimes de menor gravidade, não sendo cumprida em regime fechado.
A defesa tentou alegar transtornos mentais, mas a condenação acatou integralmente a pretensão acusativa apresentada pelo Ministério Público do Rio Grande do Norte (MPRN).
Foi considerado, dentre as circunstâncias avaliadas para o cálculo da pena base, o fato de que o homicídio foi cometido em praça pública e em horário diurno, expondo terceiros a risco e demonstrando a maior gravidade da conduta. Foi aplicada ainda causa de aumento de pena consistente no fato de a vítima ser idosa.
Victor Wander Ribeiro de Souza Silva já estava preso preventivamente. O regime inicial de cumprimento da pena foi fixado como fechado.
