Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

ICMBio inicia pesquisa para controlar búfalos selvagens em unidades de conservação de RO

Publicado em

PORTO VELHO (RO) — O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) vai iniciar uma pesquisa piloto para avaliar medidas de controle dos impactos ambientais causados por mais de 5 mil búfalos selvagens no oeste de Rondônia. Os animais, que se reproduzem sem controle dentro de unidades de conservação, são alvo de uma ação judicial que prevê o abate de cerca de 500 indivíduos — equivalente a 10% do rebanho.

A reportagem foi produzida após uma visita exclusiva da Rede Amazônica à região afetada, onde a equipe confirmou de perto os danos provocados pelos animais invasores.

Continua depois da publicidade

Os búfalos, nativos da Ásia, chegaram a Rondônia em 1953 por meio de um projeto estadual voltado à produção de carne e leite. A iniciativa não teve sucesso e os animais foram abandonados, passando a se multiplicar livremente.

Atualmente, os búfalos ocupam áreas da Reserva Biológica do Guaporé, da Reserva Extrativista Pedras Negras e da Reserva de Fauna Pau D’Óleo — uma região que reúne três biomas importantes: Amazônia, Pantanal e Cerrado.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement