CIDADES
Igreja afasta padre no Piauí após vazamento de vídeos íntimos

A Diocese de Floriano, no interior do Piauí, afastou, na quinta-feira, 14, por tempo indeterminado do padre Vinícius José de Madeira Messias. A medida foi tomada após a circulação de vídeos íntimos nas redes sociais nos quais o sacerdote aparece em momentos de intimidade com uma mulher. O próprio padre confirmou que entregou o cargo na Igreja Católica.
“O que aconteceu foi a entrega do meu ministério, eu mesmo entreguei, de comum acordo foi conversado, foi pensado, foi bem trabalhado, foi bem assistido pelo meu bispo Dom Júlio César e o vigário geral Padre Eulálio Miranda. Nós tivemos uma reunião e lá na reunião nós conversamos e achamos por bem chegar a essa conclusão”, afirmou o padre.
Com a renúncia e o afastamento oficial, ele está proibido de realizar celebrações públicas, incluindo a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis. Exceções são previstas apenas em situações específicas, como o atendimento de fiéis em risco de morte.
Nota oficial da Diocese de Floriano:
A Diocese de Floriano comunica que, por decisão da autoridade eclesiástica competente, o Revmo. Padre Vinicius José de Madeira Messias foi afastado, por tempo indeterminado, de todo e qualquer exercício público do ministério sacerdotal, ficando-lhe vedada a celebração pública dos sacramentos e sacramentais, bem como a presidência ou concelebração da Eucaristia com a participação de fiéis, exceto nos casos em que o próprio direito concede faculdade, como no atendimento sacramental de fiéis em perigo de morte
A Diocese ressaltou que a decisão tem caráter pastoral e administrativo, sendo tomada com prudência e voltada tanto para o bem da Igreja quanto para o cuidado com a comunidade e com o próprio sacerdote envolvido.
