CIDADES
Incra cria projeto de desenvolvimento Sustentável São Pedro do Icó em Sena Madureira, beneficiando 87 famílias

Sena Madureira, AC – O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) acaba de oficializar a criação do Projeto de Desenvolvimento Sustentável (PDS) São Pedro do Icó, localizado em Sena Madureira, Acre. A iniciativa, formalizada pela Portaria nº 1.260, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 12, visa beneficiar 87 famílias através do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA).
O novo assentamento, com uma área total de 9.740,9960 hectares, será administrado pela Superintendência Regional do Acre (SR(14)AC). A área, denominada Gleba São Pedro do Icó, foi declarada de interesse social e destinada à implantação do PDS por meio de arrecadação.
O PDS São Pedro do Icó tem como objetivo promover o desenvolvimento sustentável da região, proporcionando às famílias assentadas a oportunidade de cultivar a terra, gerar renda e melhorar sua qualidade de vida. As 87 famílias serão selecionadas de acordo com os critérios e restrições estabelecidos pela Lei nº 8.629/1993, que regulamenta o PNRA.
A área do projeto faz fronteira com os municípios de Manoel Urbano, Bujari, Rio Branco, Brasiléia e Assis Brasil, conforme dados do IBGE. A localização estratégica do PDS São Pedro do Icó oferece potencial para o desenvolvimento de atividades agrícolas diversificadas e para a integração com os mercados locais.
A Superintendência Regional do Acre será responsável por conduzir o processo de seleção das famílias beneficiárias, que deverá ser iniciado nos próximos meses. O Incra espera que o PDS São Pedro do Icó se torne um modelo de desenvolvimento rural sustentável, contribuindo para o crescimento econômico e social da região de Sena Madureira.
