Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Indígenas do Médio Purus fecham DSEI em Lábrea em protesto contra nomeação de ex-secretário do Prefeito

Publicado em

A comunidade indígena do Médio Purus, no Amazonas, intensificou a luta por seus direitos nesta quinta-feira (19) com o fechamento do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI) em Lábrea. O protesto, que não tem data para terminar, é uma resposta à nomeação de Ramir Rachid Said, ex-secretário do prefeito Gean Barros (MDB), para a chefia da coordenação regional do DSEI pelo Ministério da Saúde (MS).

A indignação dos indígenas se justifica pela falta de representatividade na escolha do gestor. Entidades como a FOCIMP, OJIL/MRP e OCAPIL, que representam os povos indígenas da região, já haviam se manifestado em assembleia no dia 6 de dezembro, repudiando a indicação de não indígenas para o DSEI e defendendo a escolha por meio do movimento indígena.

A Polícia Militar, presente no local para evitar a invasão do prédio, não conseguiu impedir que os indígenas fechassem o DSEI, forçando os funcionários a deixarem a unidade. O DSEI, que pertence ao Ministério da Saúde, é responsável por coordenar as ações de saúde de cerca de 9 mil indígenas em Lábrea, Tapauá, Pauini e Canutama.

Continua depois da publicidade

O protesto, que conta com a participação de indígenas Apurinã, Paumari, Jamamadi, Madiha Deni e Jarawara, demonstra a crescente mobilização indígena em defesa de seus direitos e de uma gestão que os represente. A situação exige uma resposta urgente do Ministério da Saúde, que deve rever a nomeação e garantir a participação efetiva dos indígenas na gestão do DSEI.

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress