CIDADES
Inédito: PM do Acre tem Comando e Staff totalmente feminino

Vale do Juruá, Acre – Em um marco histórico para a Polícia Militar do Acre (PMAC), a corporação, com mais de um século de existência, é liderada pela primeira vez por uma mulher, a coronel Marta Renata Freitas Alves, e seu staff é inteiramente composto por mulheres. A Coordenação de Polícia Comunitária e Direitos Humanos e a Diretoria de Recursos Humanos são agora lideradas pelas tenentes-coronéis Ana Cássia Nogueira Monteiro e Marcilene Alexandrina Chaves, respectivamente.
A coronel Marta Renata, que ingressou na PM em 2005, enfatiza que a liderança transcende o gênero. Formada em Letras e Direito, com pós-graduação em Segurança Pública e Ensino da Língua Portuguesa, ela ocupou diversos cargos de comando e assessoria antes de ascender ao posto máximo da instituição, sob a gestão do governador Gladson Cameli.
“A ascensão das mulheres ao alto comando da PMAC demonstra que liderança não tem gênero. Homens e mulheres constroem juntos uma corporação mais forte e justa. A presença feminina nesses cargos representa um rompimento de barreiras e reforça o compromisso com o profissionalismo, a sensibilidade social e a humanização do policiamento”, afirma a coronel Marta Renata.
A tenente-coronel Ana Cássia Nogueira Monteiro, à frente da Coordenação de Polícia Comunitária e Direitos Humanos, representa o engajamento da PMAC com políticas integradas de segurança, priorizando a formação, a proximidade com a sociedade, a inclusão e a atuação preventiva. Com experiência em convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública e atuação na Força Nacional, ela demonstra preparo institucional e sensibilidade à realidade do interior do Acre.
Já a tenente-coronel Marcilene Alexandrina Chaves, diretora de Recursos Humanos, traz uma perspectiva de gestão e valorização humana para a corporação. Formada em Enfermagem e Gestão Pública, com pós-graduação em Direito Penal e Penal Militar, ela agrega uma visão de saúde, direitos e gestão pública e militar.
Atualmente, a cúpula da PM está em missão no Vale do Juruá, consolidando a presença feminina em regiões estratégicas do estado. As oficiais realizaram visitas técnicas às unidades do 6º Batalhão, em Rodrigues Alves e Mâncio Lima, para diagnosticar estruturas, identificar fragilidades e mapear potencialidades locais. O objetivo é ampliar o diálogo institucional com a comunidade, reforçando o policiamento comunitário, ações de proximidade e projetos sociais.
Durante a missão, também foram entregues medalhas aos policiais que completaram 10 anos de serviço e aos militares da Reserva Remunerada, em celebração ao 51º aniversário do 6º Batalhão da Polícia Militar.
A tenente-coronel Alexandrina apresentou a programação de cursos a serem realizados em 2026 em Cruzeiro do Sul, voltados aos cuidados com a saúde mental e bem-estar no ambiente de trabalho dos militares. “A presença da comandante-geral, da coordenadora de polícia comunitária e da diretora de Recursos Humanos demonstra que a PMAC aposta na representatividade feminina, na gestão com sensibilidade social e na integração institucional como pilares para fortalecer o policiamento no interior”, destacou.
A Polícia Militar do Acre reforça seu compromisso com a comunidade do Vale do Juruá, consolidando políticas comunitárias e de proximidade, e demonstrando que a liderança feminina é um marco para a corporação e para a sociedade acreana.










