CIDADES
INSS leva orientação e Justiça Social a aposentados da Amazônia com agências flutuantes

Amazônia, Brasil – A partir desta segunda-feira (25), o governo federal, por meio do INSS, inicia uma ação inovadora para levar informação e assistência a aposentados e pensionistas da Amazônia que sofreram descontos indevidos em seus benefícios. A iniciativa, denominada PREVBarco, transforma embarcações em agências flutuantes da Previdência Social, alcançando comunidades de difícil acesso pelos rios.
Nesta primeira semana, a operação contará com cinco embarcações, sendo três destinadas ao estado do Amazonas (atendendo 29 comunidades) e duas ao Pará (com previsão de atendimento em 39 localidades). As embarcações são identificadas como:
-Manaus I – Vovó Jandira II
-Manaus II – Manaós II
-Manaus III – Vovô Alarico
-Belém I – Leon IV
-Barco Santarém I – Barão do Amazonas
O calendário completo com as rotas e locais de atendimento está disponível no site do INSS.
A ação visa atender a uma demanda urgente, uma vez que o INSS estima que mais de 4 milhões de aposentados e pensionistas em todo o país podem ter sido vítimas de descontos irregulares em seus benefícios.
O PREVBarco oferece aos beneficiários a oportunidade de verificar se houve descontos indevidos, contestar imediatamente e aderir ao processo de ressarcimento para reaver o valor descontado.
Cada embarcação conta com uma equipe multidisciplinar de 10 servidores do INSS e do Ministério da Previdência Social, incluindo técnicos, assistentes sociais e peritos médicos. A expectativa é que cada barco atenda entre 150 e 200 pessoas por dia, garantindo um serviço de qualidade e proximidade com a população.
