CIDADES
Juruá em queda, mas alerta para chuvas em Cruzeiro do Sul permanece

O Rio Juruá, que atingiu picos de mais de 8 metros em Cruzeiro do Sul na semana passada, segue em retração. No sábado, 30 de novembro, o nível do rio marcou 7,10 metros, e neste domingo, 1º de dezembro, baixou para 6,98 metros. Em Porto Walter, a lâmina d’água do Juruá está em 3,79 metros.
Apesar da queda, a Defesa Civil Municipal mantém o alerta para a população de Cruzeiro do Sul. Cerca de 40% dos moradores da zona urbana vivem em áreas de risco, suscetíveis a deslizamentos de terra e desbarrancamentos, eventos comuns durante o inverno amazônico.
Com o início do período de chuvas intensas no Acre, a Defesa Civil reforça a importância da atenção redobrada para quem reside em áreas vulneráveis. “Cruzeiro do Sul foi construída em vales e morros, o que aumenta a fragilidade de algumas regiões”, explica Lima, da Defesa Civil. “Com o tempo e as chuvas, os barrancos tendem a ceder, colocando em risco a estrutura de casas e prédios. É crucial que os moradores dessas áreas estejam atentos a qualquer sinal de rachaduras ou deslizamentos e comuniquem imediatamente à Defesa Civil”, alerta.
A Defesa Civil pode ser acionada pelo número 193.
