Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Laudo confirma metanol em bebidas de sete pacientes internados após intoxicação na Bahia

Publicado em

SP registrou aumento no número de óbitos e de casos confirmados de intoxicação por metanol Foto: Tiago Queiroz/Estadão / Estadão

Perícia técnica constatou a presença da substância metanol em bebidas destiladas consumidas por sete pessoas durante uma festa de noivado, na cidade de Ribeira do Pombal, na Bahia.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), análise laboratorial também confirmou a presença de metanol nas amostras de sangue das vítimas, que estão internadas no Hospital Geral Santa Tereza.

Continua depois da publicidade

Dos pacientes que deram entrada na unidade de saúde no último fim de semana, cinco permanecem sendo assistidos na unidade e outros dois foram regulados para o Instituto Couto Maia, em Salvador.

O antídoto específico para casos de intoxicação por metanol foi enviado para o hospital e será utilizado nos pacientes. O estabelecimento que comercializou a bebida foi interditado nesta quarta-feira, 31.

Continua depois da publicidade

A intoxicação por metanol é uma emergência médica de extrema gravidade. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem levar à morte.

Os principais sintomas da intoxicação são: visão turva ou perda de visão (podendo chegar à cegueira) e mal-estar generalizado (náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese).

Até o dia 20 de novembro, o Brasil havia registrado 62 casos de intoxicação por metanol após consumo de bebidas alcoólicas, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Até aquela data haviam sido registradas 16 mortes, sendo nove em São Paulo, três no Paraná, três em Pernambuco e uma em Mato Grosso.

Continua depois da publicidade

 

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement