Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Líder de esquema que trocava malas com droga no Aeroporto de Guarulhos é preso pela PF

Publicado em

Organização criminosa trocava etiquetas de malas de passageiros comuns e colocava em bagagens com cocaína no Aeroporto de Guarulhos Foto: Reprodução/TV Globo

A Polícia Federal (PF) prendeu na manhã desta terça-feira, 22, um dos líderes da organização criminosa que retirava etiquetas de malas de passageiros comuns e colocava em bagagens com cocaína no Aeroporto de Guarulhos para enviar à Alemanha e outros países europeus entre 2022 e 2023.

Agentes da PF cumpriram mandados referentes à quarta fase da Operação Colateral. Os outros integrantes do grupo, desde os seus membros de menor hierarquia e quase a totalidade dos líderes do grupo, já haviam sido presos.

“Os últimos seis meses foram dedicados a localizar o paradeiro deste último integrante, alvo do mandado de prisão na manhã de hoje”, informou a PF.

Continua depois da publicidade

O caso gerou grande repercussão em março de 2023, quando duas passageiras de Goiânia –Jeanne Paollini e Kátyna Baía– ficaram quase 40 dias presas injustamente na Alemanha após terem a etiqueta colocada em uma mala cheia de cocaína.

A base para a liberação foram as imagens que mostram as bagagens sendo trocadas durante uma escala no Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Na época, vídeos obtidos pelo Fantástico, da TV Globo, mostraram como dois funcionários do aeroporto identificam as duas malas de Kátyna e Jeanne, uma rosa e uma preta, separaram e, discretamente, retiraram a etiqueta delas em uma área de segurança e de acesso restrito que é monitorada por várias câmeras.

Em outro vídeo, duas mulheres chegaram ao aeroporto com duas malas de cores diferentes por volta das 20h30. Eram as malas que continham os 40 quilos de cocaína, segundo a polícia. As duas vão até um guichê de companhia aérea após um sinal da única funcionária que está no local, deixam as malas e saem em seguida do aeroporto, sem embarcar para qualquer destino. As duas malas são levadas para o mesmo veículo onde estão as malas de Kátyna e Jeanne e a troca é feita.

Kátyna e Jeanne foram libertadas no dia 11 de abril, depois de passarem mais de um mês detidas na cidade de Frankfurt, na Alemanha. Elas retornaram ao Brasil no dia 14 de abril.

Em julho de 2023, a Polícia Federal realizou uma operação para prender investigados ligados ao esquema de tráfico de drogas com a troca de etiquetas de bagagens no Aeroporto de Guarulhos.

Continua depois da publicidade

Em novembro do mesmo ano, outros três homens envolvidos no esquema foram presos por policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC), da Polícia Civil de São Paulo. *(Com informações do Estadão Conteúdo).

 

Propaganda
Advertisement