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Megaprojeto ferroviário Brasil-China inclui Porto Velho na rota transcontinental

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Um ambicioso acordo entre Brasil e China prevê a construção de uma ferrovia que conectará os oceanos Atlântico e Pacífico, revolucionando o transporte de cargas entre os dois países. Anunciado durante a cúpula dos BRICS em julho, no Rio de Janeiro, o projeto, uma parceria entre os governos do Presidente Lula e Xi Jinping, visa reduzir significativamente o tempo e os custos do transporte de produtos para a Ásia.

A ferrovia terá início em Ilhéus (BA) e seguirá por Tocantins, Mato Grosso, Rondônia (incluindo Porto Velho), e Acre (Rio Branco), antes de alcançar Chancay, no Peru. A China se comprometeu a realizar estudos de viabilidade para a construção da megaestrutura.

O memorando de intenções assinado entre a Infra S.A. (Ministério dos Transportes) e o Instituto de Pesquisa e Planejamento Econômico China Railway prevê a análise da possibilidade de integrar trechos de ferrovias já existentes no Brasil, incluindo a potencial reativação da ferrovia Madeira-Mamoré. Embora a viabilidade de cada segmento ainda necessite de avaliação, e o custo total da obra não tenha sido divulgado, projeções indicam uma redução no tempo de transporte de cargas entre Brasil e China de 40 para 28 dias. A inclusão de Porto Velho na rota posiciona Rondônia como um ponto estratégico neste importante corredor logístico transcontinental.

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