CIDADES
Moradores de Brasiléia enfrentam problemas com usuários consumindo drogas em público
Os moradores dos bairros Eldorado, Ferreira Silva, Três Botequins, Cageacre e áreas adjacentes, situados na parte alta de Brasiléia, no interior do Acre, estão enfrentando dificuldades devido ao aumento no número de usuários de drogas. O problema está causando transtornos principalmente aos comerciantes da Avenida Manoel Marinhos Montes, centro comercial da região.
De acordo com os moradores e comerciantes, a falta de uma política direcionada aos dependentes químicos por parte do judiciário faz com que os usuários encontram facilidade para adquirir drogas no lado boliviano da fronteira. A situação se agrava com o consumo em plena luz do dia, à vista de todos os que circulam pela avenida, principalmente das crianças.
Vídeos registrados por moradores e comerciantes mostram usuários consumindo drogas na porta de estabelecimentos comerciais, também à luz do dia. Em determinados momentos, alguns desses usuários chegam a ser agressivos com os comerciantes, dificultando o acesso de clientes aos estabelecimentos e causando prejuízos. Os relatos incluem furtos, agressões verbais e ameaças.
Diante do cenário, os comerciantes, incomodados com a situação, estão se organizando para acionar as autoridades competentes, incluindo o Ministério Público, a Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e o Judiciário, em busca de uma solução.
“Não sabemos o que fazer, mas vai chegar uma hora que algo vai acontecer e aí vão querer tomar uma atitude tarde demais”, desabafou um comerciante.
Veja o vídeo: