CIDADES
Morre arquiteto que havia conseguido transplante de 5 órgãos de um único doador

O arquiteto Luiz Perillo, de 35 anos, que havia conseguido transplante de cinco órgãos de um único doador, morreu nesta terça-feira, 30, uma semana após a intervenção cirúrgica.
A morte foi confirmado em uma rede social pela mãe do arquiteto, Jussara Martins. “Que o senhor te receba de braços abertos. Você lutou bravamente”, escreveu ela. “Te amarei para sempre. Descanse em paz”, concluiu Jussara na mensagem para o filho.
Depois de quatro anos de espera e de um tratamento intenso, com hemodiálises e diversas internações, Luiz havia passado pela primeira etapa de cirurgias no último dia 23. Ele aguardava por um transplante multivisceral, que envolve a substituição de vários órgãos abdominais. De acordo com especialistas, a intervenção cirúrgica é considerada complexa.
Os órgãos de que o arquiteto necessitava eram:
- estômago,
- pâncreas,
- fígado,
- intestino
- e rim.
Luiz foi diagnosticado com trombofilia, uma condição que causa a formação de coágulos sanguíneos. No caso do arquiteto, isso comprometeu a veia que recebe o sangue do sistema digestivo e levou à falência de múltiplos órgãos.
Ao receber a notícia de que faria os transplantes, Luiz agradeceu à família que autorizou a doação. Em sua conta no Instagram, ele publicou um vídeo em que detalhava um pouco do perfil do doador. “A notícia que eles deram pra gente é que é um jovem de 21 anos. E, até o momento, os órgãos estão ótimos”, revelou horas antes de ir ao centro cirúrgico no último dia 23.
Na ocasião, o próprio Luiz registrou em vídeo a ida ao centro cirúrgico. Nas imagens publicadas em seu Instagram, ele aparece em cima de uma maca e recebe apoio de funcionários do hospital em São Paulo.
Na primeira etapa da cirurgia, Luiz recebeu estômago, fígado, intestino e pâncreas, em um procedimento de aproximadamente 12 horas de duração, segundo Jussara. De acordo com ela, Luiz passaria por um novo procedimento no dia seguinte, quando a equipe responsável pelo rim faria o transplante do órgão. Já no sábado, 27, Luiz voltaria ao centro cirúrgico para o fechamento do abdômen.
