Rodoviários da capital chegaram a marcar uma mobilização para esta quarta-feira (18/12), a gestão do prefeito David Almeida prometeu intermediar a negociação. Mas os pagamentos ainda não aconteceram. As empresas alegam caixa insuficiente e atrasos em repasses de subsídios por parte da Prefeitura de Manaus.
Conhecido como ‘Alemão’, o motorista da empresa Via Verde acabou viralizando nas redes sociais ao desabafar sobre a situação no estacionamento da empresa. Desde novembro, os funcionários ouvem a promessa de pagamento do 13° salário, mas até hoje nada foi pago.
“Amo essa empresa, mas, se vocês são como eu, motoristas e cobradores, até quando vão aguentar isso?”, disse em vídeo registrado por colegas em que ele também reclama da falta de segurança e a desvalorização dos profissionais da categoria.
Depois do primeiro vídeo ganhar repercussão, o motorista de ônibus aparece em nova gravação, dessa vez dizendo que havia sido demitido da empresa por ‘justa causa’.
“Estou aqui entregando o recado antes que saia pela boca de outros: ganhei justa causa! Por tentar fazer o bem e ninguém veio ajudar. Fica o aviso do quanto somos usados e enganados. Fiz algo reivindicando um direito meu, e aqui está o exemplo do que aconteceu comigo hoje”, desabafou.
O Sindicato dos Trabalhadores em Transportes Coletivos Urbanos e Rodoviários de Manaus havia sinalizado que, se as empresas não efetuassem o pagamento até o dia 18, iniciariam uma greve, o que não aconteceu até agora. A entidade não se manifestou sobre a demissão do trabalhador.