Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Movimento Pró-Ponte repudia governo do Estado por não cumprir promessa de ponte em Rodrigues Alves

Publicado em

O Movimento Social Pró-Ponte do Vale do Juruá divulgou, nesta terça-feira,6, uma nota de repúdio contra o Governo do Acre pela não construção da ponte sobre o Rio Juruá, no município de Rodrigues Alves. Segundo o movimento, a obra foi prometida durante as campanhas eleitorais de 2018 e 2022, mas até o momento não saiu do papel.

A manifestação ocorreu após o Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre) dar publicidade à maquete da construção da sexta ponte sobre o Rio Acre, em Rio Branco. Para o movimento, a divulgação reforça o sentimento de abandono enfrentado pela população do Vale do Juruá.

Continua depois da publicidade

De acordo com a nota, os moradores de Rodrigues Alves esperavam que o município fosse incluído no plano estadual de construção de pontes, juntamente com as obras das pontes de Sena Madureira e Xapuri, o que não aconteceu. Lideranças do movimento destacam que a ausência da ponte mantém a população isolada, dependente de balsas para travessia do Rio Juruá, situação que frequentemente gera transtornos e riscos.

“Vários vídeos e matérias já foram publicados mostrando carros caindo da balsa, atolamentos na beira do rio e dificuldades constantes enfrentadas pela população”, relatou um dos líderes do movimento Ralph Fernandes.

Continua depois da publicidade

Ainda segundo o documento, durante uma agenda institucional no município, o governador chegou a oferecer à população a escolha entre um investimento de R$ 100 milhões em obras diversas ou a construção da ponte sobre o Rio Juruá. De forma unânime, os moradores optaram pela construção da ponte, decisão que, conforme o movimento, não foi cumprida.

O Movimento Pró-Ponte ressalta que a obra é fundamental para a integração regional e o desenvolvimento do Vale do Juruá, estando diretamente ligada à abertura definitiva e pavimentação das rodovias intermunicipais que ligam Rodrigues Alves a Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, além da reconstrução da BR-364.

Apesar das críticas ao governo estadual, o movimento destacou o apoio da bancada federal acreana, que teria garantido os recursos necessários para que o projeto executivo da ponte fosse licitado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).

Continua depois da publicidade

Veja a nota na íntegra:

NOTA DE REPÚDIO

Continua depois da publicidade

O Movimento Social Pró-Ponte do Vale do Juruá, vem a público repudiar o posicionamento do governo do estado do Acre, que através do Departamento de Estradas de Rodagem, Infraestrutura Hidroviária e Aeroportuária (Deracre), deu publicidade à maquete da sexta ponte sobre o Rio Acre em Rio Branco e todas as demais etapas/fases da referida obra.

Nesse caso, é preciso e necessário voltarmos ao tempo em que nas eleições de 2018 e 2022, assim como também durante os respectivos mandatos, foi prometida a nossa população de Rodrigues Alves, que o governo do estado iria construir a nossa ponte, mas não foi cumprida. Merece destaque a ocasião em que o governador em uma das suas agendas institucionais em Rodrigues Alves, pediu para a nossa população escolher cem milhões investidos no município ou na construção da ponte, de forma unânime, a nossa população escolheu que todo o investimento fosse para a construção da nossa ponte.

Salientamos ainda que a nossa luta representa a integração, a interligação e o desenvolvimento de toda a nossa região, que passa pela construção da nossa ponte sobre o Rio Juruá, abertura definitiva e pavimentação das Rodovias Intermunicipais para Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, isso além da reconstrução da BR-364.

Continua depois da publicidade

Somos defensores da construção de todas às pontes, que às populações dos municípios e regiões acreanas necessitam. Mas com as construções das pontes em Sena Madureira e Xapuri, além da anunciada em Rio Branco, esperávamos que o governo fizesse o gesto de incluir no seu plano de ação, a ponte sobre o Rio Juruá, no município de Rodrigues Alves, mas na realidade e na prática não é isso que está acontecendo. É preferível apenas tentar justificar que esta por sua vez é de responsabilidade do governo federal.

E, por fim, externamos a nossa gratidão à bancada federal acreana, por abraçar a nossa luta, e ter alocado todos os recursos necessários, para que o projeto executivo pudesse estar licitado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes – DNIT do governo federal.

Rodrigues Alves, Vale do Juruá, 6 de janeiro de 2026.

Atenciosamente,

Continua depois da publicidade

MOVIMENTO SOCIAL PRÓ-PONTE

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement