CIDADES
Município de Feijó completa 85 anos com vasta programação; confira
Feijó, município localizado no
interior do Acre, é conhecido nacionalmente pela qualidade de seu açaí. Completando nesta quinta-feira (21), 85 anos de fundação, a cidade oferece uma vasta programação para celebrar este momento histórico.
Fundado em 21 de dezembro de 1938, Feijó recebeu a denominação de vila e foi elevado à categoria de cidade pelo decreto-lei nº 968 de 1928. Vale lembrar que o município chegou a ser extinto, tendo seu território anexado ao município de Seabra, hoje Tarauacá. Contudo, em 1938, foi novamente elevado à categoria de município com a denominação de Feijó, sendo desmembrado de Seabra.
Além da fama de produzir o melhor açaí da região Norte, a cidade também se tornou célebre pela rivalidade com a vizinha Tarauacá, distante cerca de 40 quilômetros. Apesar disso, as populações das duas cidades nunca chegaram às vias de fato e convivem numa espécie de guerra de brincadeira.
Antes da chegada dos nordestinos à foz do Rio Envira, em 1879, as terras habitadas pelas etnias Jaminawás, Kaxinawás e Chacauwás foram cenário de conflitos entre os nativos e os imigrantes vindos do Nordeste brasileiro. Essa disputa era motivada pela desocupação dessas áreas de terra que, pouco tempo depois, se transformaram em seringais.
É neste contexto que surge, na margem esquerda do Rio Envira, o Seringal Porto Alegre, que mais tarde deu origem ao município de Feijó. Com o passar do tempo, o vilarejo que ali se instalou foi elevado à categoria de vila, em 13 de maio de 1906, sob a denominação de Feijó, em homenagem ao Pe. Diogo Feijó. Esse nome é preservado até os dias atuais.
A instalação do município ocorreu em 21 de dezembro de 1938, sob o decreto 968, tendo o Sr. Dr. Epaminondas Martins como governador do território do Acre e o Sr. Raimundo Augusto de Araújo como o primeiro prefeito feijoense.
Em sua jornada histórica, Feijó guarda muitas curiosidades e lendas, mas o que mais se destaca é a qualidade do seu açaí e a amistosa rivalidade com Tarauacá.