CRUZEIRO DO SUL (AC), 30 de jan. — O volume de chuvas acima do esperado na região está pressionando o nível do Rio Juruá em Cruzeiro do Sul. Nas primeiras horas da manhã desta sexta-feira, o rio registrava 12,58 metros, passando para 12,63 metros às 10h — e a Defesa Civil já prepara o plano de contingência para quando a cota atingir os 13 metros, marco de transbordamento.
O chefe da Defesa Civil Municipal, Júnior Damasceno, informou que a previsão inicial de 100 milímetros de chuva para a semana já foi superada. “Só entre ontem e hoje, registramos mais de 32 milímetros na região. Agora estamos aguardando o boletim técnico para saber o que esperar nos próximos dias”, destacou.
Quando o rio alcançar a cota de 13 metros, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros colocarão em prática o plano de ação do município. “Vamos intensificar os monitoramentos, preparar materiais e mobilizar as equipes. Essa antecipação garante que possamos atuar rapidamente, oferecendo todo o suporte necessário às famílias que puderem ser afetadas pela alagação”, explicou Damasceno.
Caso seja necessário retirar moradores das áreas de risco, quatro unidades escolares foram definidas como abrigos temporários: Marcelino Champagnat (bairro João Alves), Padre Arnold (Cohab), Thaumaturgo de Azevedo (bairro do Alumínio) e Corazita Negreiros (Telégrafo). Todas as estruturas estão sendo preparadas para receber as famílias com segurança e conforto.









