CIDADES
Novenário de Nossa Senhora da Glória rumo ao reconhecimento como Patrimônio Histórico

Cruzeiro do Sul, AC – O Conselho Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Acre aprovou por unanimidade a abertura do processo de registro do Novenário de Nossa Senhora da Glória como Patrimônio Histórico e Cultural do Estado. A decisão, formalizada pela Resolução nº 02, de 1º de agosto de 2025, foi publicada nesta quinta-feira (21).
Realizado há mais de 100 anos em Cruzeiro do Sul, o Novenário de Nossa Senhora da Glória é uma das manifestações religiosas mais tradicionais da região, reunindo anualmente milhares de fiéis. O conselho reconheceu o valor histórico, social e multicultural do evento, destacando sua relevância em níveis local, regional e nacional, justificando a necessidade de sua preservação e salvaguarda.
Com a abertura do processo, o Novenário passa a ser protegido e supervisionado pelo poder público estadual, através da Fundação de Cultura Elias Mansour (FEM), responsável por conduzir os estudos técnicos e culturais necessários. O prazo para conclusão do processo é de até 60 meses.
