Um novo ciclone deve se formar nos próximos dias e atingir as regiões Sul e Sudeste do Brasil.
Segundo o Meteored, até quarta-feira (28), essas áreas devem enfrentar temperaturas acima da média, com máximas próximas dos 40°C.
A seguir, veja quando o novo ciclone começa a se formar e quais estados devem ser afetados.
Novo ciclone chega com calor de até 40°C e chuva acima de 100mm
De acordo com o Meteored, na semana entre 26 de janeiro e 3 de fevereiro, a população da Região Sul deve enfrentar forte sensação de abafamento desde as primeiras horas do dia, com os termômetros ultrapassando os 30°C ainda pela manhã, especialmente no Rio Grande do Sul.
Até quarta-feira (28), as máximas devem permanecer acima dos 36°C diariamente, com foco no Rio Grande do Sul e na metade Oeste da Região Sul. Já na terça-feira (27), há previsão de tempestades isoladas no Paraná, com ampliação das áreas de instabilidade a partir de quarta.
As regiões Oeste e Campanha do Rio Grande do Sul, além do Centro-Oeste de Santa Catarina e do Paraná, estão sob alerta.
Na quinta-feira (29), as tempestades devem se espalhar por grande parte do Sul. Os sistemas começam a se organizar pela fronteira Oeste, com possibilidade de episódios intensos na região de Uruguaiana ainda pela manhã. Na sequência, as instabilidades avançam em direção a Santa Catarina e ao Paraná.
Já na sexta-feira (30), chuvas intensas e tempestades devem se concentrar na metade Leste desses estados, podendo atingir também o Nordeste do Rio Grande do Sul. Entre sexta-feira e sábado (31), está prevista a formação do novo ciclone na costa brasileira, entre o Sul e o Sudeste.
Apesar da instabilidade, a chuva deve ocorrer de forma irregular na Região Sul, especialmente no Rio Grande do Sul. Segundo o Meteored, os acumulados até sábado devem variar entre 50mm e 80mm. No entanto, no Centro e no Nordeste do Paraná, os volumes podem ultrapassar 100mm.









