CIDADES
Onda de calor no Brasil ficará mais intensa e máximas devem ultrapassar 40ºC
Uma onda de calor excessivo ganhará força em vários lugares do Brasil nesta semana. Os Estados podem atingir marcas acima de 40º C. O fenômeno se estenderá também para a região do Sul do país, com o avanço de ar muito quente para estas áreas.
De acordo com a MetSul Meteorologia, o ar quente já está presente no Sul do Brasil há alguns dias, especialmente no Paraná, onde as máximas têm chegado a mais de 35ºC. O Instituto Nacional de Meteorologia indica que as cidades de Diamante do Norte e Maringá atinjam 36,7ºC e 36,6ºC respectivamente.
Já nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, as máximas podem atingir mais de 40ºC, principalmente no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, interior de São Paulo e no Triângulo Mineiro. Em Cuiabá (MT), por exemplo, a temperatura chegou a 42,6ºC na tarde de sábado, 7.
O Brasil está sob influência de uma massa de ar extremamente seco e quente, por isso, o calor será intenso e extremo. Com isso, há também baixa umidade, que estará em torno de 10% e 20% no Centro-Oeste e no Sudeste.