Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Pará em Emergência: Queimadas ameaçam a COP30 em Belém

Publicado em

Enquanto se prepara para sediar a COP30, a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas em 2025, o Pará enfrenta uma crise ambiental: as queimadas e a seca atingem níveis críticos, forçando o governador Helder Barbalho a decretar situação de emergência no estado.

O decreto, publicado nesta terça-feira (17), declara estado de emergência de nível 2 em todo o território paraense, reconhecendo os graves danos causados pela estiagem e os incêndios florestais que devastam parques, áreas de proteção ambiental (APAs) e outras áreas de preservação.

A situação é ainda mais preocupante considerando que Belém será palco da COP30, um evento que reunirá líderes mundiais para discutir soluções para a crise climática, incluindo as queimadas e a seca. A ironia da situação não passa despercebida: o Pará, anfitrião de um encontro global sobre o clima, enfrenta uma crise ambiental que coloca em risco a saúde da população e o futuro do planeta.

Continua depois da publicidade

O decreto destaca os impactos da seca e das queimadas na saúde pública, com o agravamento de problemas respiratórios e a poluição do ar, além dos danos à fauna e flora. A situação exige ações urgentes para conter os incêndios, proteger o meio ambiente e garantir a saúde da população.

Propaganda
Advertisement