Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Parte do teto de shopping do Brás atingido por incêndio desaba

Publicado em

Parte do teto de um shopping no Brás, bairro da região central de São Paulo, desabou devido ao incêndio que atingiu o estabelecimento na manhã desta quarta-feira, 30, segundo informações do jornal O Globo. O fogo começou por volta das 6h30 e não havia sido totalmente controlado até a última atualização desta reportagem.

De acordo com Corpo de Bombeiros, o Shopping 25 Brás está com o Auto de Vistoria da corporação  (AVCB) vencido desde agosto. A informação foi confirmada para a publicação pelo capitão Maykon Cristo.

Já o certificado de segurança do centro comercial, emitido pela Coordenadoria de Controle e Uso de Imóveis (Contru), foi aprovado em 2022 e é válido até 2027, segundo a Prefeitura de São Paulo. Esse documento atesta que o edifício atende às normas de segurança contra incêndios.

Continua depois da publicidade

Imagens registradas por lojistas capturaram o momento de desespero e gritaria dos comerciantes e funcionários. Nos vídeos, é possível ver as tentativas de conter as chamas com uma mangueira. Três pessoas precisaram de atendimento médico devido à inalação de fumaça.

Enquanto tentavam conter o fogo, os lojistas gritavam “vai rápido” e “abre”. As equipes dos bombeiros ainda não haviam chegado ao shopping no momento das gravações.

Nas imagens, é possível ver a fumaça tomando conta do primeiro andar do estabelecimento, e alguns homens improvisam ao usar camisetas para cobrir o rosto e se proteger do ar contaminado.

Em meio ao fogo que se alastrava, lojistas tentaram desesperadamente salvar suas mercadorias. O autor de um dos vídeos alertou os colegas: “Não dá para buscar roupa, sai daí”.

O Corpo de Bombeiros foi acionado por volta das 06h44 para apagar o incêndio dentro do Shopping 25, que fica na rua Barão de Ladário. Ao todo, 24 viaturas da corporação foram mobilizadas para o combate às chamas. Cerca de 76 agentes estão no local.

Duas vítimas precisaram de atendimento médico e estão em observação no Hospital Municipal Dr. Cármino Caricchio (Tatuapé), em estados de saúde estáveis. Uma terceira foi atendida na Assistência Médica Ambulatorial (AMA) Pari, ficou em observação e já teve alta.

Continua depois da publicidade

Ao Terra, a Enel informou que equipes da concessionária foram enviadas ao local do incêndio, em apoio aos trabalhos do Corpo de Bombeiros. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.

A Defesa Civil deslocou uma equipe para a região. Os agentes devem permanecer durante todo o trabalho do Corpo de Bombeiros e na operação de rescaldo.

A Companhia de Engenharia de Tráfego realizou bloqueios nos cruzamentos da Rua Barão de Ladário com as ruas Oriente e João Teodoro, na rua Júlio Ribeiro com a rua Muller, rua João Teodoro com a rua Monsenhor de Andrade e Av do Estado com a rua São Caetano. O desvio é feito pela rua Oriente, rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Av. Celso Garcia. A Companhia recomenda que motoristas evitem a região.

Até o momento, 12 linhas de ônibus, da SPTrans, estão sendo desviadas em razão de interferência no Brás.

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress