Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Pedágio eletrônico por quilômetro rodado chega à BR-364 em Rondônia

Publicado em

Foto: Ilustrativa

A BR-364, principal rodovia de Rondônia, passará a utilizar um sistema de pedágio eletrônico free flow a partir da concessão do trecho de 686,7 km entre Vilhena e Porto Velho ao consórcio 4UM Opportunity (Rota Agro Norte). O contrato será assinado em 18 de julho, mas obras emergenciais já estão em andamento.

Este novo modelo, sem cabines de pedágio tradicionais, utiliza pórticos eletrônicos para identificar veículos por leitura de placas ou tags (como Sem Parar). A cobrança, calculada a R$ 0,19 por quilômetro por eixo, será enviada digitalmente (WhatsApp e e-mail) com prazo de sete dias para pagamento. Embora a tarifa pareça baixa, o custo acumulado pode ser significativo para motoristas que percorrem longas distâncias diariamente.

A Rota Agro Norte promete melhorias significativas, incluindo 500 empregos diretos, internet em áreas remotas, 14 bases de atendimento médico, serviço de guincho 24 horas, 135 km de duplicação, 200 km de terceira faixa e estruturas de segurança para pedestres.

Continua depois da publicidade

No entanto, o processo de concessão tem sido alvo de críticas. A falta de concorrência e o baixo desconto sobre a tarifa básica levantam questionamentos sobre a transparência da licitação e os reais benefícios para os moradores, caminhoneiros e comunidades ribeirinhas dos 10 municípios impactados pelo trecho concedido. A efetividade das melhorias prometidas e o impacto do novo sistema de pedágio na população local ainda precisam ser avaliados.

Propaganda
Advertisement