CIDADES
Polícia descobre fábrica clandestina de bebidas e rinha de galos no interior de SP

A Polícia Civil localizou, nesta sexta-feira, 10, um galpão usado como fábrica clandestina de bebidas e rinha de galos no Centro de Tatuí, no interior de São Paulo. No local, os agentes encontraram mais de 800 garrafas vazias, galões com líquidos adulterados e animais em situação de maus-tratos. Um homem de 42 anos foi preso em flagrante, e um adolescente de 17 anos foi apreendido.
Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), as investigações começaram após uma denúncia anônima. Durante a operação, realizada com o apoio da Vigilância Sanitária municipal, os agentes encontraram o adolescente no galpão. Ele autorizou a entrada da equipe e contou que trabalhava há cerca de um ano no local, ajudando no envase e na adulteração de bebidas destiladas.
O espaço apresentava péssimas condições sanitárias, com garrafas cheias e vazias, tonéis com líquidos de origem desconhecida e substâncias químicas utilizadas na manipulação irregular dos produtos. Também foram apreendidos materiais usados em rinhas de galo, como gaiolas e apetrechos de combate.
O responsável pelo esquema foi localizado em outro endereço e confessou o crime, tentando justificar que se tratava de uma “produção artesanal”. No imóvel, os policiais apreenderam 210 litros de destilados armazenados em galões de 20 e 50 litros, além de 38 garrafas com bebida pronta para venda, 1.771 tampas, 1.252 rolhas de madeira, rótulos, corantes, pigmentos, dois celulares e um caderno de anotações comerciais.
O homem foi preso em flagrante e vai responder pelos crimes de adulteração de produto destinado a consumo, corrupção de menor e maus-tratos a animais. O adolescente foi ouvido na presença de um responsável legal e liberado para responder perante a Vara da Infância e Juventude.
Os galos apreendidos foram encaminhados ao Departamento do Bem-Estar Animal para receber os cuidados necessários.
