CIDADES
Ponte do Judia: Obras são iniciadas para conter erosão

As obras de contenção na cabeceira da Ponte do Judia, em Rio Branco, começaram nesta quinta-feira (3), após um problema estrutural ser identificado no último domingo (30). Uma empresa local foi contratada para estabilizar o solo e evitar novos deslizamentos, garantindo a segurança da ponte que liga os bairros Canaã e Belo Jardim.
O trabalho, com previsão de término em 15 dias, envolve a instalação de 40 estacas para reforçar a base da cabeceira, além da construção de uma barragem de contenção. Segundo Marcos Antônio, encarregado da obra, o processo inclui a cravação das estacas e a compactação do solo para nivelar a área afetada. A intervenção visa solucionar a erosão identificada na cabeceira da ponte.
Embora o serviço seja minucioso e planejado para resolver o problema, Marcos Antônio ressalta a imprevisibilidade da natureza, impossibilitando a garantia de 100% de segurança. Ele explica que o estaqueamento, com estacas a cada metro e profundidade de 6 metros (ultrapassando os 80 centímetros de profundidade da erosão), aliado à contenção com taludes reforçados, deve solucionar o problema de forma eficaz.
