CIDADES
Prefeito de Macapá agride jornalistas durante vistoria de obra; comunicadores foram detidos

O prefeito de Macapá (AP), Dr. Furlan (MDB), foi flagrado agredindo uma equipe de jornalistas durante uma vistoria da obra do Hospital Municipal de Macapá, localizado na Zona Norte, no último domingo, 17. Em vídeo que circula nas redes sociais, é possível ver o momento que o gestor parte para cima de um cinegrafista, enquanto era perguntado pelo repórter Heverson Castro sobre o prazo de entrega da obra.
Antes mesmo de iniciar a pergunta, Dr. Furlan segura o microfone do jornalista e questiona se é uma “pergunta séria ou brincadeira”. Heverson diz que “é coisa séria” e emenda: “O senhor lançou essa obra em 2023. O que está acontecendo que a gente já está em 2025 e essa obra está demorando? O que está acontecendo?”.
O prefeito não chega a responder Heverson, ele começa a andar e deixa o repórter falando sozinho. Ao ver que estava sendo filmado, Dr. Furlan agarra o integrante da equipe de comunicação pelo pescoço. Em seguida, uma confusão maior se instaura.
Os jornalistas Heverson Castro, assim como os integrantes de sua equipe, identificados como Marshal e Iran Froes, foram detidos por agentes da Guarda Civil Municipal de Macapá e levados a uma delegacia. Apesar do que as imagens mostram, a Prefeitura de Macapá divulgou uma nota em que diz que foi o prefeito alvo de “conduta de violência”.
“O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente”, afirma o texto.
Além disso, a gestão municipal diz que duas servidores também foram agredidas. Por isso, o caso acabou sendo registrado na Delegacia da Mulher.
O advogado Mauricio Pereira, que representa o jornalista e sua equipe, informou que Heverson, Marsahl e Froes foram liberados após o registro da ocorrência através de um termo circunstanciado.
“O delegado entendeu que não havia crime de gravidade. E como tem duas senhoras acusando falsamente que eles teriam ofendido moralmente essas senhoras e teria agredido uma delas com uma cotovelada, foi feito o termo circunstanciado e isso vai para o fórum. E lá no fórum será provada a verdade. Já temos o exame de corpo de delito da suposta vítima e deu negativo. Heverson e Iran foram vítimas de abuso de autoridade”, disse Pereira a jornalistas, na saída da delegacia.
Veja na íntegra a nota da Prefeitura de Macapá sobre o ocorrido:
“A Prefeitura de Macapá repudia a conduta de violência ocorrida na manhã deste domingo, 17, durante a Agenda de Cidadania do prefeito Dr. Furlan. A equipe estava em sua primeira visita, no Hospital Municipal de Macapá, localizado na Zona Norte.
O blogueiro Heverson Castro, acompanhado de outros dois indivíduos identificados como Marshal e Iran Froes, interrompeu a atividade oficial, agrediu verbalmente o prefeito e ainda tentou agredi-lo fisicamente.
Além do gestor municipal, duas servidoras também foram agredidas e já estão na Delegacia da Mulher prestando ocorrência.
A instituição reitera que não tolera nenhum tipo de violência, intimidação ou desrespeito que dificultem o trabalho realizado diariamente em prol da população. As medidas legais cabíveis já estão sendo tomadas para assegurar que os envolvidos sejam responsabilizados e que situações como esta não aconteçam.”