CIDADES
Professora anda 5 quilômetros até escola para lecionar no interior do Acre: ‘É gratificante’
A professora Dorinha da Silva tem uma rotina exaustiva entre sua casa e a escola Jaime Nogueira, situada na estrada Xiburema, a 18 quilômetros do Centro de Sena Madureira, interior do Acre.
A Professor conta com otimismo a rotina diária na chuva ou ao sol, a pé ou a cavalo. Junto com ela, 11 crianças também fazem o mesmo trajeto.
Após postagem de algumas fotos numa rede social, o assunto despertou a reportagem da rádio Dimensão FM. Procurada, professora Dorinha, relatou que no verão o caminho da escola é um pouco melhor, mas nesse período de chuvas é preciso vencer o trajeto com o pé no chão ou em lombo de animais.
“A minha rotina é a seguinte: todos os dias acordo às 4h40, saio de casa às 5h45 da manhã para chegar a tempo”, conta. Atualmente, ela educa 22 alunos. “Do total, 11 alunos fazem o mesmo trajeto comigo. São 5 quilômetros até a escola, seja chuva ou sol estamos lá”, garante.
Apesar da dificuldade da estrada de chão ela agradece pela oportunidade. “No período do inverno temos que ir a pé ou a cavalo, é muito dificultoso, mas faço com amor, pois é muito gratificante ver a evolução da aprendizagem de cada uma dessas crianças, e saber que estou fazendo a diferença na história deles pra melhor me motiva mais ainda. Por isso só gratidão”, acrescentou.
A educadora registra o trabalho diário em fotografias. A pedido da reportagem ela nos enviou imagens do caminho e da sala de aula. Na última terça-feira contou com ajuda de um cavalo para chegar a escola, após muita chuva. Com um largo sorriso, Dorinha demonstra satisfação de atuar na profissão.