CIDADES
Quem é o filho de garimpeiro envolvido na fuga de Ramagem

Celso Rodrigo de Mello, de 27 anos, foi preso no sábado, 13, em Manaus, por um suposto envolvimento na fuga do deputado federal Alexandre Ramagem (PL-RJ). O jovem é filho do empresário e garimpeiro Rodrigo Cataratas, pré-candidato ao Senado por Roraima. Ele também é dono da empresa Cataratas Poços Artesianos.
Em 2022, Celso já havia sido preso, por suspeita de exploração ilegal de ouro na Terra Indígena Yanomami e lavagem de dinheiro. À época, o jovem também foi alvo de uma investigação que tinha como objetivo averiguar grupos ligados ao garimpo clandestino na área protegida.
A Operação Urihi Wapopë, deflagrada em 2021, com foco em desarticular a organização criminosa que era comandada por Celso, apreendeu aeronaves na sede da empresa de poços artesianos. Os agentes concluíram que ele era o responsável por fornecer apoio logístico para a exploração de garimpo, tendo movimentado aproximadamente R$ 425 milhões.
Fuga por Roraima
Ramagem foi condenado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) a 16 anos, 1 mês e 15 dias de prisão por participação na chamada trama golpista. Ele deixou o Brasil após viajar de avião para Boa Vista (RR) e seguir clandestinamente, de carro, em direção à fronteira, com possível destino pela Venezuela ou pela Guiana. O destino final foi Miami (EUA), local onde vive atualmente. Ele é considerado foragido.









