CIDADES
Quem é o ‘pai da soja’ e como ele ajudou o Brasil a se tornar o maior produtor e exportador do mundo

A soja é o principal produto de exportação do agronegócio no Brasil, tanto em volume quanto em receitas. Na safra de 2024/2025, a produção bateu recorde de 168,3 milhões de toneladas, mas nem sempre essa abundância esteve presente. Quando o engenheiro agrônomo Romeu Afonso de Souza Kiihl começou a pesquisar sobre soja nos anos 1960, a produção era inexpressiva no País.
Graduado pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), com mestrado e doutorado pela Mississippi State University, dos Estados Unidos, foi também pesquisador da Embrapa por 25 anos. Durante sua carreira, Kiihl, conhecido como “pai da soja tropical”, desenvolveu mais de 150 variedades de sementes de soja adaptadas a várias regiões do País, com foco principal no Cerrado brasileiro, e foi responsável por ajudar o Brasil a conquistar a posição de maior exportador da leguminosa no mundo.
Entenda mais sobre a história e as apostas de Romeu Kiihl sobre o agronegócio brasileiro na entrevista que pode ser acessada aqui. entrevista que pode ser acessada aqui.
