CIDADES
Rio Acre em Assis Brasil sobe seis metros e preocupa população

O Rio Acre em Assis Brasil, no Acre, registrou uma preocupante elevação de seis metros em apenas 24 horas, atingindo 11,37 metros às 12h desta terça-feira. Imagens mostram o rio se aproximando da zona urbana, causando apreensão entre os moradores, já que a cota de transbordamento é de 12,40 metros. Embora ainda abaixo deste nível crítico, a enchente já afeta algumas áreas, conforme relatos e imagens enviados por moradores locais.
A situação exige atenção, principalmente considerando que, segundo o tenente-coronel Cláudio Falcão, coordenador da Defesa Civil de Rio Branco, parte desse volume de água deve atingir a capital nos próximos dias. Apesar disso, ele minimiza o risco para Rio Branco, afirmando que o rio na capital, com 7,14 metros, pode chegar a 8,9 metros, mas sem representar uma ameaça significativa.
A intensidade das chuvas na bacia do Rio Acre é a principal causa dessa inundação. Xapuri registrou impressionantes 95 milímetros de chuva, enquanto Brasiléia e Capixaba também sofreram com significativas elevações no nível do rio (mais de 2 e 2,5 metros, respectivamente).
A situação em Assis Brasil, no entanto, permanece crítica e requer monitoramento constante. A proximidade do rio com a cota de transbordamento indica a necessidade de medidas preventivas e de um acompanhamento próximo da Defesa Civil para garantir a segurança da população. A rápida elevação do nível do rio serve como alerta para a necessidade de preparação para eventos climáticos extremos, cada vez mais frequentes na região.
