Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Rio de Janeiro registra primeira morte por dengue em 2025, mas índice de infestação do mosquito cai

Publicado em

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro confirmou nesta segunda-feira (27) a primeira morte por dengue na cidade em 2025. A vítima, um homem de 38 anos, morador de Campo Grande, na zona oeste, reforça a necessidade de atenção à doença e à importância das ações de prevenção.

Apesar do registro da morte, o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025, realizado entre os dias 6 e 10 de janeiro, apresentou um resultado positivo: o índice de infestação do mosquito caiu de 0,79% para 0,74% em relação ao mesmo período de 2024.

Continua depois da publicidade

O Secretário Municipal de Saúde, Daniel Soranz, destacou que a redução do índice de infestação é um sinal positivo, mas ressaltou que a população não deve relaxar com as medidas de prevenção. “Quatro vezes por ano, os agentes de saúde fazem o LIRAa para verificar o índice de infestação do Aedes aegypti. O objetivo desse monitoramento é identificar as áreas de maior circulação do mosquito e os tipos de depósitos mais comuns, permitindo uma abordagem mais eficaz para o controle da infestação. Com isso, é possível direcionar as informações de prevenção e alertar a população sobre onde está o foco de água parada, que é mais perigoso e tem maior risco de proliferação dos mosquitos”, explicou Soranz.

O secretário também reforçou a importância da vacinação contra a dengue para crianças de 10 a 14 anos e fez um apelo à população para que continue adotando medidas de prevenção, como a limpeza semanal de vasos, frascos com plantas, ralos e outros recipientes que podem acumular água e servir como criadouros do mosquito.

Continua depois da publicidade

A combinação de ações de vigilância, controle da infestação e vacinação é fundamental para combater a dengue no Rio de Janeiro. A população deve permanecer atenta e colaborar com as medidas de prevenção para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti e proteger a saúde de todos.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement