CIDADES
Rio Juruá atinge 13,20 m em Cruzeiro do Sul e ultrapassa cota de transbordo

Cruzeiro do Sul (AC) – 18 de janeiro de 2026. O Rio Juruá registrou nesta domingo a marca de 13,20 metros em Cruzeiro do Sul, ficando acima da cota de transbordo. Nas comunidades dos bairros Lagoa, Miritizal e Várzea, a água já alcança os quintais de algumas casas, embora até o momento nenhuma família tenha precisado ser removida das suas residências. De acordo com a Defesa Civil Municipal, os pedidos de retirada só são acionados a partir da cota de 13,98 metros.
Às 9h da manhã, o prefeito Zequinha Lima acompanhará uma vistoria técnica ao longo do curso do rio, juntamente com equipes da Defesa Civil e do Corpo de Bombeiros. Durante a ação, serão divulgadas as unidades escolares que serão habilitadas como abrigos temporários, caso a situação da enchente exija a deslocamento de moradores.
Governo municipal e estadual se alinham para atuar
A prefeitura informou que já houve um completo alinhamento com o Governo do Estado sobre as medidas de enfrentamento à cheia. Equipes especializadas, equipamentos e recursos de socorro – como barcos e viaturas adaptadas – estão disponíveis para realizar retiradas e transportar as famílias até os locais de abrigo.
As escolas municipais já estão preparadas para receber os moradores, e a Secretaria de Estado de Educação também colocou unidades estaduais à disposição da ação conjunta. A estratégia prevê o uso inicial das escolas de maior capacidade, de acordo com a necessidade e a localização das famílias que eventualmente precisarem ser atendidas.
Plano de contingência elaborado desde 2025 auxilia na resposta
Em pronunciamento sobre a situação, o prefeito Zequinha Lima destacou a importância do planejamento prévio para a gestão da crise. “Temos um plano de contingência elaborado desde o ano passado, o que facilita as ações de prevenção e resposta. Elevamos residências em áreas de risco, o que contribuiu para a redução do número de famílias desabrigadas em cheias recentes”, afirmou.
O gestor reforçou o compromisso com a população atingida: “Este é o momento de reunir todas as forças e órgãos parceiros para auxiliar as famílias. Como sempre fazemos, junto com o Governo do Estado, vamos garantir o suporte necessário e abrigo para aqueles que forem alcançados pelas águas”.








