CRUZEIRO DO SUL (AC) – O rio Juruá registrou, neste domingo (1º), o nível de 13,70 metros? Não, correção: atingiu 13,35 metros em Cruzeiro do Sul, com águas já alcançando oito bairros e oito comunidades rurais da cidade. As famílias continuam em suas residências, pois o acionamento para retirada de moradores só ocorrerá quando o curso d’água chegar aos 13,70 metros.
A Defesa Civil Municipal mantém equipe de prontidão e já definiu os locais que servirão como abrigos caso seja necessário desalojar a população. Segundo o coordenador de Desastres, Iranilson Neri, a Escola Marcelino Champagnat, no bairro João Alves, será a primeira unidade utilizada para receber as famílias atingidas.
Além dela, outras unidades de ensino estão preparadas para acolher os moradores: a Escola Padre Arnold (bairro Cohab), a Escola Thaumaturgo de Azevedo (bairro do Alumínio) e a Escola Corazita Negreiros (bairro do Telégrafo). “Se formos acionados, estamos prontos para agir”, destacou o coordenador.
Os bairros já alcançados pelas águas do Juruá são Várzea, Olivença, Mitirizal, Beira Rio, Lagoa, Manoel Terças, Cruzeirinho e São Salvador. As autoridades monitoram constantemente o avanço do nível do rio e mantêm canais de comunicação com as comunidades para informar sobre qualquer mudança na situação.









