CRUZEIRO DO SUL (AC), 03 de fevereiro de 2026 – O Rio Juruá registrou estabilização em 13,54 metros em Cruzeiro do Sul na segunda-feira (02). A medição realizada ao meio-dia manteve-se inalterada até as 18h, após um leve aumento no início do dia.
“Das 6h às 12h, o rio subiu 5 centímetros, mas se manteve estável no período da tarde. A princípio, acreditávamos que começaria a baixar ainda nesta segunda”, afirmou Iranilson Neri, coordenador de desastres da Defesa Civil municipal.
No entanto, a expectativa é que as águas voltem a crescer em breve. “Mesmo que haja uma pequena queda, logo em seguida o nível deve subir novamente. Em Marechal Thaumaturgo, por exemplo, já houve novo aumento do rio – tudo isso após chuvas intensas na região ontem, que não estavam previstas”, destacou o coordenador.
Apesar de nenhuma família ter sido retirada de suas residências desde o final de 2025 até o momento, as águas do Juruá já alcançaram 6.600 pessoas distribuídas em 11 bairros urbanos, 12 comunidades rurais e 3 vilas da região. Os dados são da Defesa Civil em parceria com o Corpo de Bombeiros.
A cidade já enfrentou cenários mais graves no passado: em 2021, o Rio Juruá registrou a maior cheia da sua história em Cruzeiro do Sul, atingindo 14,36 metros. Na ocasião, 259 famílias ficaram desabrigadas e foram acolhidas em 23 abrigos montados pela administração municipal.









