Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Rio Juruá sobe e atinge sete bairros de Cruzeiro do Sul, mas prefeitura se diz preparada

Publicado em

O Rio Juruá atingiu a marca de 12,69 metros em Cruzeiro do Sul, causando alagamentos parciais em sete bairros: Miritizal, Boca do Môa, Lagoa, Várzea, Remanso, Cruzeirinho Novo e Saboeiro. Apesar do nível elevado, a prefeitura afirma estar preparada para auxiliar as famílias caso seja necessário. A retirada de moradores de suas casas só ocorrerá a partir dos 13,30 metros, e até o momento não há registro de famílias desabrigadas ou cortes de energia.

Preocupado com a situação, o prefeito Zequinha Lima reuniu os secretários municipais para planejar o apoio às famílias que podem ser afetadas. As escolas municipais Corazita Negreiros e Thaumaturgo de Azevedo foram definidas como abrigos, e equipes de saúde e assistência social estão de prontidão para dar suporte. A Defesa Civil e a Secretaria de Obras também estão com estrutura e equipamentos preparados para atuar.

Continua depois da publicidade

“Temos um plano de contingência elaborado e testado em anos anteriores, com sete grandes enchentes em apenas quatro anos. Estamos preparados para atuar caso o rio transborde”, afirmou o prefeito, destacando o trabalho de elevação de casas realizado nos últimos quatro anos para minimizar a necessidade de remoção de famílias. Ele explicou que, com as elevações, a retirada de famílias só será necessária a partir dos 13,30 metros, quando 11 famílias precisarão ser realocadas.

A Defesa Civil destaca que choveu quase 100 milímetros em 24 horas – a metade da chuva prevista para até 15 de março – o que indica que o nível do rio deve continuar subindo. Apesar dos alagamentos parciais, o coordenador da Defesa Civil, José Melo, reforça que o município está pronto para atender as famílias afetadas, com abrigos e equipes de apoio disponíveis.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement