CIDADES
Rio Tarauacá transborda e atinge ruas de Tarauacá, mas prefeitura garante apoio à população

O Rio Tarauacá atingiu a cota de transbordamento na tarde de sábado (15) e, na manhã deste domingo (16), registrava 9,99 metros, 49 centímetros acima do nível crítico, segundo a Defesa Civil Municipal. O prefeito Rodrigo Damasceno, em visita às áreas afetadas, reafirmou o compromisso da administração municipal em auxiliar a população durante a cheia.
“O nosso rio transborda com 9,5 metros, e ele está com 9,99 metros. Ou seja, nós estamos com 49 centímetros de transbordo”, afirmou o prefeito, destacando a gravidade da situação. Ele também informou que já conversou com o coordenador da Defesa Civil Estadual, Coronel Batista, e que a equipe está pronta para agir.
Damasceno visitou as ruas atingidas pela enchente, mostrando imagens do impacto das águas. “Olha aqui a rua, Chicão, já começa a dar o sinal de transbordamento do nosso rio, já está começando a alagar algumas ruas”, disse ele, apontando para a casa de um morador local.
O aumento do nível do Rio Tarauacá é resultado das fortes chuvas que caíram nos últimos dias na região. A cota de transbordamento está fixada em 9,50 metros, enquanto o nível máximo histórico do manancial é de 11,15 metros.
“Vamos dar suporte ao povo de Tarauacá que sofre tanto no período da alagação. E agora que a gente está na prefeitura, se antes a gente ajudava, estando fora, nós vamos ajudar muito mais. Contem com a gente”, afirmou Damasceno, reforçando o compromisso da prefeitura em auxiliar a população durante a cheia.
A Defesa Civil Municipal e a Prefeitura de Tarauacá estão monitorando a situação do rio e trabalhando para minimizar os impactos da enchente, prestando assistência às famílias atingidas e garantindo a segurança da população.
