Uma tempestade atingiu a capital paulista e a grande São Paulo no fim da tarde desta segunda-feira, 16. A Defesa Civil disparou o alerta para tempestades na cidade de São Paulo por volta das 16h30 da tarde. Todas as regiões ficaram em alerta até às 18h.
As regiões mais atingidas na tarde desta segunda-feira após as chuvas foram a zona norte da capital, além dos municípios de Taboão da Serra e Itapecerica da Serra, com impactos no serviço para alguns clientes.
A chuva também atingiu cidades da Grande São Paulo. Em Guarulhos, de acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma mulher agarrada a um poste com água na altura do pescoço, na avenida Monteiro Lobato, foi resgatada. No mesmo local, vítimas que estavam ilhadas dentro de um ônibus também foram retiradas.
A Grande São Paulo também sofreu com a falta de energia, 90 mil pessoas ficaram sem luz. Segundo a Enel-SP, às 20h, técnicos da distribuidora atuavam para restabelecer o fornecimento de energia para cerca de 0,79% das unidades atendidas pela empresa na Região Metropolitana de São Paulo, incluindo a capital.
Relatório das 20h39 apontava que cerca de 40 mil imóveis ainda estavam sem energia na capital e outros pouco mais de 11 mil nas demais cidades da região metropolitana.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas (CGE) da Prefeitura colocou a cidade inteira em estado de atenção.
Seis pontos de alagamento foram registrados: quatro na zona Norte (na Marginal Tietê sentido Ayrton Senna, na avenida Otaviano Alves de Lima, na Avenida Cruzeiro do Sul e Avenida Benedito Andrade) e dois na Zona Oeste (na Avenida Jules Rimet e outro na Marginal Tietê).
Os pontos de alagamento da Marginal Tietê e da Cruzeiro do Sul são considerados transitáveis de carro; os outros não. O Corpo de Bombeiros relatou ter recebido 26 chamados para quedas de árvores e três para enchentes até às 17h32. Duas viaturas da corporação foram utilizadas para resgatar pessoas ilhadas em um posto de gasolina na avenida Monteiro Lobato, no centro de Guarulhos.
A situação levanta especial atenção devido aos diversos desfiles de blocos de Carnaval ocorrendo na cidade. Com mais gente nas ruas e em áreas abertas, os riscos em caso de raios, enchentes e granizo aumentam. (Com informações do Estadão Conteúdo)









