CIDADES
SEM CARNAVAL: Possível cancelamento do carnaval de rua em Porto Velho devido ao avanço da covid-19

A cidade de Porto Velho, capital de Rondônia, está atualmente sob rigorosos protocolos de contenção da Covid-19. Recentemente, um relatório do Infogripe, publicado pelo Instituto Oswaldo Cruz, indicou que a capital está enfrentando um dos piores surtos da doença no Brasil. Essa situação crítica já iniciou discussões sobre o possível cancelamento do carnaval de rua.
De acordo com a Agência Estadual de Vigilância em Saúde (AGEVISA), mais de 70% da população de Rondônia recebeu a primeira dose da vacina contra a Covid-19. No entanto, apenas cerca de 2% completaram o esquema vacinal com a terceira dose, o que pode contribuir para o aumento das síndromes respiratórias na região.
Embora o calendário do carnaval de rua em Porto Velho ainda esteja mantido, a situação pode mudar rapidamente. O governador Marcos Rocha (UNIÃO) tem a autoridade para emitir um decreto que suspenda as festividades e evite aglomerações, se necessário.
A AGEVISA também enfatiza a importância de manter a vacinação em dia e recomenda que os cidadãos lavem as mãos com frequência e utilizem máscaras em ambientes fechados, principalmente se apresentarem sintomas gripais.
A saúde da população é prioridade, e as autoridades seguem monitorando de perto a evolução da pandemia, tomando as medidas necessárias para proteger a comunidade.
