Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Sete migrantes em situação irregular são encontrados a bordo de navio estrangeiro na costa do Amapá

Publicado em

MACAPÁ (AP) – Uma embarcação de bandeira maltesa, que navegava pela costa do Amapá rumo ao porto de Itacoatiara (AM) para carregamento de grãos, acionou autoridades brasileiras após identificar sete migrantes em situação irregular a bordo. O caso, comunicado pelo comandante da nave que partiu de Lagos, na Nigéria, reacende o alerta sobre o uso de rotas marítimas internacionais para entrada clandestina no país.

Após a notificação, as autoridades brasileiras inicialmente condicionaram o desembarque à avaliação das condições de saúde dos indivíduos. Com a autorização concedida, o grupo desembarcou em território nacional e foi encaminhado à Delegacia de Polícia de Migração para prestar depoimentos sobre as circunstâncias de sua entrada na embarcação, motivos de saída do país de origem e destino pretendido no Brasil.

Continua depois da publicidade

De acordo com informações preliminares, os migrantes teriam acessado o navio de forma clandestina pela pá do leme – local de difícil acesso e alto risco – permanecendo escondidos durante grande parte da travessia até serem descobertos pela tripulação. Trata-se de sete homens, com idades entre 20 e 40 anos, cujas nacionalidades ainda não foram divulgadas.

Em seus depoimentos, os envolvidos relataram que pretendiam seguir para os estados do Rio de Janeiro ou São Paulo em busca de melhores oportunidades de vida. As medidas legais estão sendo aplicadas conforme a legislação migratória brasileira e os tratados internacionais assinados pelo país, com análise contínua do caso e adoção de procedimentos administrativos e humanitários previstos para situações de migração irregular.

Continua depois da publicidade
Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement