Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.
RIO BRANCO
Pesquisar
Feche esta caixa de pesquisa.

CIDADES

Sete municípios acreanos celebram 33 anos de emancipação

Publicado em

Sete municípios acreanos celebram 33 anos de emancipação política nesta segunda-feira, 28 de abril: Acrelândia, Bujari, Capixaba, Epitaciolândia, Jordão, Porto Acre e Santa Rosa do Purus. Criados pela Lei nº 1.025/1992, que reestruturou os limites territoriais do estado, esses municípios conquistaram autonomia administrativa após décadas de vinculação a outras cidades.

Embora a lei tenha criado dez novos municípios em 1992, apenas sete comemoram a data em 28 de abril. Marechal Thaumaturgo, Porto Walter e Rodrigues Alves estabeleceram datas comemorativas diferentes, de acordo com suas legislações municipais.

Continua depois da publicidade

A emancipação representou um marco importante para o desenvolvimento regional, permitindo que cada município desenvolvesse políticas públicas específicas às suas necessidades. Epitaciolândia, por exemplo, originou-se da divisão de Brasiléia, enquanto Santa Rosa do Purus se tornou independente de Manoel Urbano. Essa autonomia fortaleceu setores como saúde, educação e infraestrutura, melhorando o acesso da população a serviços públicos essenciais.

A criação desses novos municípios também visava facilitar a gestão de territórios vastos e melhorar a prestação de serviços em áreas antes distantes dos centros administrativos. Embora a lei tenha sido sancionada em 1992, a instalação das novas administrações ocorreu em momentos diferentes, após a realização das primeiras eleições municipais em cada município.

Continua depois da publicidade

As comemorações de hoje simbolizam o fortalecimento da identidade local e o esforço conjunto das comunidades e governos municipais para impulsionar o desenvolvimento regional ao longo dessas três décadas.

Continua depois da publicidade
Propaganda
Advertisement