CIDADES
Sob alerta de calor, Rio passa dos mil atendimentos médicos em 72 horas

De 23 a 25 de dezembro, o Rio de Janeiro registrou 1.347 atendimentos possivelmente relacionados ao calor no município, segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde. O balanço foi registrado após a cidade atingir o nível 3 do Protocolo de Calor, de uma escala de cinco níveis, às 15h50 da véspera de Natal.
Entre os principais sintomas relatados nos atendimentos estavam queixas como tontura, fraqueza e desmaios, que são sinais comuns do estresse térmico.
“Queimaduras solares também tiveram aumento comparado com a média em dias de nível calor 1 – quando o município mantém sua rotina normal e não tem previsão de altos índices de temperatura”, disse a SMS-Rio.
Mais de mil atendimentos até o Natal
Nos dias 23 e 24 de dezembro foram registrados 973 casos. Porém, no dia 25, a Secretaria Municipal de Saúde do município contabilizou outros 374 atendimentos motivados por sintomas relacionados ao calor extremo.
Somados, os atendimentos feitos no intervalo de 72 horas ultrapassaram os mil casos na rede de urgência e emergência da cidade.
Calor permanece
Segundo previsões do Alerta Rio, para esta sexta-feira, 26, a máxima estimada é de 40ºC.
Já no sábado, 27, a temperatura pode oscilar dos 21ºC aos 39ºC; e no domingo, 28, a previsão é de que a máxima suba para 41ºC.
Orientações de segurança
Diante desse cenário, as autoridades reforçam algumas orientações de segurança, como aumento da ingestão de água, consumo de alimentos leves e uso de roupas mais frescas.
O consumo de bebidas alcoólicas também é contraindicado pela secretaria, assim como a exposição direta ao sol das 10h às 16h.








