CIDADES
Temperatura fica abaixo de zero em parte do Sul nesta quarta; cidade de SC atingiu -9,7ºC

As temperaturas caíram em boa parte do Brasil nesta quarta-feira, 2, devido a uma massa de ar polar que atingiu a região Centro-Sul do país.
Algumas cidades de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul amanheceram com temperaturas abaixo de 0ºC, e tiveram geadas e gelo.
De acordo com a MetSul, a região do RS teve a madrugada com as menores temperaturas do ano em muitos municípios, provando geadas e gelo em alguns locais. A menor foi registrada em Pinheiro Machado, na Serra do Sudeste, nesta quarta, onde os termômetros marcaram -9,1ºC.
Essa também é uma das mais baixas registradas nos últimos dez anos, chegando ao 27º dia de 2025 com mínimas abaixo de zero.
São José dos Ausentes teve chegou a -6,8ºC, enquanto Soledade se aproximou disso, com -6,1ºC. André da Rocha registrou -5,4ºC e Monte Alegre dos Campos: -5,2ºC.
Em Santa Catarina o frio foi mais intenso, com geada severa e congelamento. Segundo o MetSul, com exceção do Planalto Norte e cidades mais ao Nordeste catarinense, as temperaturas caíram abaixo de zero em diversas regiões do estado, como em Bom Jardim da Serra, os termômetros marcaram -9,7ºC.
Outras cidades também estiveram perto desse clima, como Painel, que chegou a -8,8ºC e São Joaquim, com -8,1ºC. Os moradores de Urupema também enfrentaram -7,8ºC e os de Urubici, -6,6ºC.
A massa de ar frio que chegou na semana passada tem se intensificado desde o último domingo, 29.
As temperaturas devem continuar muito baixas durante a madrugada e manhã de quinta-feira, 3, na região Sul, sobretudo no Rio Grande do Sul. O frio ficará mais ameno ao longo da tarde de quinta, e sexta-feira, 4, quando a massa de ar está mais sobre o oceano.
Frio em SP
Desde segunda, 30, a cidade de São Paulo enfrenta um pico de frio, que deve permanecer até sexta, quando as temperaturas voltam a subir. Ainda na terça, 1º, a capital registrou a menor média já registrada no ano para uma tarde, 14,9ºC. A segunda tarde mais fria na cidade em 2025 foi em 12 de maio, com média de 16°C.
Nesta quarta, é esperada uma mínima de 10ºC e máxima de 14ºC, possivelmente a menor temperatura máxima registrada no ano na cidade. A mínima e a máxima até o final da semana variam entre 10ºC e 21ºC.
“A presença da massa de ar frio vai proporcionar uma semana de temperaturas abaixo da média para os padrões de julho na Capital paulista”, diz o Centro de Gerenciamento de Emergência Climática da Prefeitura de São Paulo (CGE). Ainda segundo o órgão, não há previsão de temporais e as precipitações devem se restringir a chuviscos e chuvas fracas.
