Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Tempestade de areia assusta moradores do interior de SP após incêndios

Publicado em

Moradores do interior de São Paulo sofrem desde sexta-feira, 23, os efeitos das queimadas provocadas pela falta de chuva em toda a região de Campinas. Após uma nuvem de fumaça dificultar a respiração, a população foi surpreendida por uma tempestade de areia na tarde desta sábado, 24.

Em Cordeirópolis, cidade de pouco mais de 20 mil habitantes e localizada a 160 km da capital, a ventania acabou com um churrasco de amigos. A nuvem de poeira causou irritação nos olhos e movimentou algumas telhas das casas.

“Surreal, nunca vi isto na cidade, considerada uma das mais poluídas do País devido ao pelo cerâmico, mas somente hoje senti fisicamente a poeira nos olhos”, relatou o empresário Pedro Kiler, relembrando que o município faz parte do maior polo cerâmico da América Latina, o que obriga com que os moradores convivam com a fuligem diariamente.

Continua depois da publicidade

Conforme o monitoramento do Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) da Defesa Civil, atualmente, 34 cidades estão em alerta máximo para queimadas, e 24 enfrentam focos ativos de incêndio.

As queimadas têm gerado muita fumaça, fazendo com que rodovias fiquem interditadas. Há casos de interdições totais e parciais, que impactam o tráfego em várias regiões. O governo pede que motoristas redobrem a atenção em todas as rodovias.

“A principal recomendação é evitar atravessar áreas com cortinas de fumaça e fogo”, recomenda. Caso não haja essa possibilidade, a indicação é que o motorista reduza a velocidade, mantenha os faróis baixos acesos e uma distância segura do veículo à frente.

As queimadas emitem uma fumaça densa e tóxica que prejudica o meio ambiente e a saúde humana, que podem causar problemas no sistema respiratório e desordens cardiovasculares.

Ao avistar um foco de incêndio ou fumaça em grande intensidade, deixe o local imediatamente e abrigue-se. Informe imediatamente o Corpo de Bombeiros (193) e a Defesa Civil (199).

 

Propaganda
Advertisement
plugins premium WordPress