A Assembleia Legislativa do Paraná aprovou, em sessão extraordinária neste domingo (9/11), duas medidas para ajudar as famílias atingidas pelo tornado no município de Rio Bonito do Iguaçu. Uma delas prevê o repasse de até R$ 50 mil por família que teve a casa destruída.
Os deputados reconheceram oficialmente o estado de calamidade pública e aprovaram a alteração no Fundo Estadual para Calamidades Públicas (FECAP), o que vai permitir o repasse.
Continua depois da publicidade
O projeto de alteração do Fundo foi enviado à Assembleia pelo governador Ratinho Jr. (PSD). A mudança permite que recursos sejam repassados diretamente às famílias atingidas, não apenas aos municípios, como era o procedimento, até então.
Diante do quadro, a proposta tramitou em regime de urgência. “O auxílio financeiro vai ajudar na reconstrução das casas e na compra de móveis e eletrodomésticos”, afirmou Ratinho Jr. nas redes sociais.
Tornado destruiu 90% da cidade
A passagem de um tornado causou destruição e mortes no Centro-Sul do Paraná, na tarde dessa sexta-feira (7/11). De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. Rio Bonito do Iguaçu teve 90% da estrutura urbana destruída.
O fenômeno chegou acompanhado de chuva intensa, granizo e ventos fortes, pegando parte da população de surpresa. As vítimas feridas foram levadas para hospitais de Laranjeiras do Sul, município vizinho, e um hospital de campanha foi montado na cidade para atender à grande demanda.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) classificou o tornado como de nível F3, o que implica na ocorrência de ventos que podem ter ultrapassado os 250 km/h em alguns pontos da cidade.
Continua depois da publicidade
Propaganda