CIDADES
Tragédia motiva ação integrada para garantir segurança no Igarapé Preto

A morte por afogamento do jovem José Francisco Santos de Melo, 18 anos, no balneário Igarapé Preto, em Cruzeiro do Sul, desencadeou uma resposta imediata das autoridades locais. Em reunião realizada na segunda-feira (13), governo, prefeitura e diversas instituições se uniram para implementar medidas de segurança que previnam novas tragédias.
Como resultado dessa reunião, o Igarapé Preto terá quatro salva-vidas civis atuando na segurança dos banhistas. O procurador-geral do município e secretário municipal de Segurança e Ordem Pública, Raphael Sanson, destacou o compromisso da prefeitura em apoiar iniciativas que fortaleçam a segurança nos balneários, incluindo campanhas de conscientização pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo.
A iniciativa vai além do Igarapé Preto. A Agência Fluvial da Marinha anunciou ações de conscientização e fiscalização intensificada para banhistas, barqueiros e usuários de embarcações nos rios Juruá, Croa e Moa. O Capitão-Tenente (AA) Adriano Cardoso enfatizou o objetivo de resguardar vidas e prevenir acidentes.
Para aprimorar ainda mais a segurança, foi acordada a retomada de capacitações para guarda-vidas, barqueiros e condutores de embarcações, ministradas pela Marinha, Corpo de Bombeiros e SAMU.
Pensando em agilidade no atendimento a emergências, o enfermeiro do SAMU, Giliard Santos, apresentou um projeto para a criação de um posto médico na Arena do Juruá, próximo ao balneário, que atenderá também as regiões do Rio Moa e Deracre.
A reunião foi convocada pelo prefeito Zequinha Lima, atendendo a um pedido do vereador Coronel Rômulo, bombeiro militar que expressou preocupação com a segurança dos banhistas. O vereador ressaltou a necessidade de ações integradas, dada a crescente movimentação de pessoas no local, principalmente durante o verão.
A tragédia no Igarapé Preto serviu como um alerta, impulsionando uma resposta coletiva e integrada para garantir a segurança dos banhistas e a preservação dos pontos turísticos de Cruzeiro do Sul. A combinação de salva-vidas, campanhas de conscientização, fiscalização intensificada e um posto médico demonstra o compromisso das autoridades em evitar novas perdas.
