CRUZEIRO DO SUL (AC) — O corpo do indigenista Txai Macedo, que faleceu na manhã do domingo (15) em Cruzeiro do Sul, será levado para sepultamento nesta segunda-feira (16) na Terra Indígena do povo Puyanawa, em Mâncio Lima. O velório ocorreu durante todo o dia na cidade de Cruzeiro do Sul, e no final da tarde o corpo partiu rumo ao local ancestral, onde ele descansará ao lado de sua esposa, que era Puyanawa.
Em declaração, a filha Lara Macedo confirmou o local do enterro. “O Barão é onde minha mãe está enterrada, e vou deixar eles juntos lá”, disse ela, que aguarda a chegada dos irmãos, que vieram de Rio Branco para participar do sepultamento.
Antônio Luiz Batista Macedo, conhecido como Txai Macedo, tinha 73 anos e estava em tratamento contra câncer de rins, que havia se espalhado para os pulmões. Ele faleceu dentro de uma ambulância do Serviço Móvel de Urgência (Samu), a caminho de uma unidade de pronto atendimento em Cruzeiro do Sul. Funcionário da Fundação dos Povos Indígenas (Funai), deixou sete filhos e deixa um legado de luta e cuidado com as comunidades indígenas da região.










