CIDADES
Vídeo mostra indígena jogando arpão e atingindo jacaré-açu que atacou barco no interior do Acre
Um jacaré da espécie-açu, de quase 5 metros e de quase 400 quilos, atacou um barco de pequeno porte de um ribeirinho, na manhã deste domingo (24), e acabou cercado por várias embarcações de indígenas e foi morto às margens do Rio Purus, no município de Manoel Urbano.
Um vídeo enviado para a redação do Na Hora da Notícia mostra em primeiro momento o jacaré atacou o barco. Rapidamente os ocupantes da embarcação pegaram um pedaço de madeira para tentar afastar o animal e gritam pedindo socorro.
Ao ver o perigo eminente do animal, vários indígenas pegaram os seus barcos e cercaram o jacaré. Com uma arma conhecida como “arpão”, um indígena jogou e acertou o animal, provocando a morte do jacaré. Várias pessoas pegaram o jacaré, puxaram para as margens do rio e terminaram de matar o animal.
Veja o vídeo:
O jacaré-açu é uma espécie de jacaré exclusiva da América do Sul. Também conhecido como jacaré-negro ou jacaré-preto, é um predador de topo de cadeia alimentar. Exemplares adultos de grandes dimensões podem predar qualquer animal de seu habitat, inclusive outros predadores de topo, como pumas, onças, jiboias e sucuris, se forem surpreendidos por esses répteis. Normalmente, se alimenta de pequenos animais, como tartarugas, peixes, capivaras e veados. É uma espécie que esteve à beira da extinção, devido ao valor comercial do seu couro de cor negra e da sua carne.
É a maior espécie de jacaré, podendo atingir até 4,5 metros de comprimento e mais de trezentos quilogramas. Porém já foram encontrados animais com mais de 5 metros de comprimento e possivelmente meia tonelada de peso.