Pesquisar
Close this search box.
RIO BRANCO
Pesquisar
Close this search box.

CIDADES

Vídeo: Obra de creche está abandonada há vários anos em Plácido de Castro

Publicado em

Foto: Agência Plácido

Está abandonada, em Plácido de Castro, a obra de construção de uma creche municipal que deveria ter sido entregue há vários anos. O pontapé inicial da obra se deu no ano de 2010, na gestão do então prefeito da época Paulinho Almeida (PT) que a deixou pelo caminho nos seus dois mandatos e atualmente, nem placa especificando a origem da fonte dos recursos e em quantos milhões de reais foi orçada, possui.

A obra, que possivelmente foi orçada com recursos do fundo nacional de desenvolvimento da educação, do governo federal, está completamente abandonada. A área é grande e teve paredes erguidas, colunas, estrutura de ferro armada, mas parou por aí.

Pelo número de cômodos e pelas paredes levantadas, dá para ver que o projeto tem mais de 20 salas, que atenderiam centenas de crianças do município de Plácido de Castro, em dois turnos.

Continua depois da publicidade

Paredes do corredor de entrada e salas de aula estão pinchadas com siglas de uma facção criminosa hegemônica no município.

No local não há ninguém trabalhando e os materiais de construção estão sendo furtados, segundo moradores. Enquanto os pais não têm onde deixar os filhos, muitos vão estudar em unidade longe do bairro. “Estão levando tudo”, disse a estudante Fabiana Cardoso. “Não tem vigia para cuidar aí eles podem fazer o que quiserem”, afirmou um morador que preferiu não se identificar. Na frente da obra não tem placa informando início, entrega e custo da obra.

“Ver uma obra dessa parada com um tanto de dinheiro que já foi envolvido nisso aí. E pode ser ainda muito mais dinheiro para poder fazer funcionar. Dói muito o coração da gente”, reclamou a dona de casa Lucineide Almeida. Agora, a comunidade busca por respostas do porquê a construção da escola ainda não ter sido concluída e como ficará a situação da obra inacabada.

O pátio externo da obra está totalmente tomado pelo matagal

Atrasos

Os moradores dos bairros próximos a creche reclamam que a obra já consumiu milhões de reais em dinheiro público e nunca é finalizada. De acordo com eles, a prefeitura não dá uma previsão de quando a construção deve ser retomada ou concluída. “Nunca usamos e nunca vamos usar a creche por conta da falta de compromisso com a população placidiana. É uma obra que sempre começa, mas nunca termina”, reclama Maria Aparecida.

Continua depois da publicidade

A creche começou a ser construída em 2010 e a entrega foi adiada por várias vezes. Esse descaso com o dinheiro público já foi mostrado em inúmeras reportagens, mas desde então, nada mudou. A gestão do ex-prefeito Roney Firmino, que assumiu em 2013, se comprometeu em concluir a obra, alguns serviços foram realizados no local, no entanto, a inauguração da creche nunca aconteceu.

Quem depende da creche, não se conforma com a situação. “O que me revolta é ver as crianças que acordam de madrugada para ir longe enquanto poderiam estar vindo aqui próximo de casa. Eu acho que elas não precisavam estar passando por isso”, disse o promotor de vendas Daniel Vagner de Souza.

Até então, 80% da obra já foi concluída, mas faltam portas, vidros nas janelas, instalações elétricas e a finalização do reservatório de água. O que está pronto se deteriora por causa da ação do tempo e de vândalos. Com o abandono, tanto a parte da frente, quanto a parte de trás da construção estão tomadas por mato. Além disso, telhas estão quebradas e várias pichações foram feitas nas paredes da unidade.

Já em 2017, quando o então ex-prefeito, já falecido, Gedeon Barros, assumiu a administração do município de Plácido de Castro, a construção da obra foi retomada. No entanto, com o passar dos dias, novamente os serviços foram paralisados. Outros 4 anos se passaram e a obra mais uma vez, ficou inacabada. Nas campanhas das eleições municipais de 2020, falou-se bastante na conclusão desta importante obra para as famílias placidianas, mas tudo não passou de falácia.

Com a paralisação das obras, a unidade, que seria a primeira do município, e beneficiaria para mais de 200 famílias, passou a ser local frequentado por vândalos e usuários de drogas. Atualmente, lixo e sujeira se acumulam no prédio que já custou incontáveis milhões de reais aos cofres públicos.

Veja o vídeo:

Sem previsão de retomada das obras 

Procurada pela reportagem, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Plácido de Castro, que foi representada pelo professor Francelino, informou que as perspectivas para retomada das obras não são das melhores. Por ser uma obra antiga, veio a questão da pandemia e os preços dos serviços e materiais de construção, se elevaram. Com isso, houve um desiquilíbrio financeiro muito grande, tanto por parte do empreendimento, como por parte da empresa responsável pela construção do prédio.

Ele segue dizendo que por causa desses contratempos, a empresa executou a obra até onde pode. Quando viu que os recursos não eram suficientes, entrou em contato com a Prefeitura Municipal de Plácido de Castro, solicitando o cancelamento do contrato de prestação de serviço. Segundo ele, agora o prefeito Camilo Silva, tem por missão, entrar com um recurso para desvincular a empresa da obra e solicitar uma nova retomada de preços para que os trabalhos da creche possam ser retomados.

Francelino encerra dizendo que “neste primeiro momento a obra continua parada, e tão cedo, sem previsão de retorno. Enquanto o prefeito não tomar uma decisão junto a Secretaria Municipal de Planejamento e ao Setor Jurídico, nós ficaremos no aguardo. Por enquanto, não temos nenhuma informação concreta que possa ser repassada para a comunidade placidiana. O que podemos afirmar é que possivelmente, essa obra permanecerá parada por um bom tempo ainda. Como esse prédio ficou parado, está sendo analisada a melhor estratégia para prosseguir com essa construção”. finaliza.

Propaganda
Advertisement