CIDADES
“Vimos o avião em pirueta”: Moradores descrevem momento de acidente aéreo em Vinhedo
Os moradores de Vinhedo, no interior de São Paulo, descrevem como foi a queda do avião ART 72-500 da Voepass, antiga Passaredo Linhas Aéreas. A aeronave tinha 62 pessoas a bordo, quando, caiu no início da tarde desta sexta-feira, 9. A queda aconteceu em uma área residencial, na região do bairro Capela. Segundo informações da prefeitura de Vinhedo, não há registro de sobreviventes.
“Eu ouvi o barulho muito intenso em cima da minha casa. Eu achei por um momento que fosse um helicóptero que fosse pousar, daí, como eu estava na área da varanda da minha casa, eu levantei e quando eu levantei e olhei para o céu, o avião já estava rodopiando, de lado. Parecia um papel no ar”, descreve uma morada da região identificada como Rosana em entrevista à TV Globo.
De acordo com ela, quando percebeu que a aeronave estava caindo, se desesperou e chamou pelas vizinhas próximas para que saíssem de suas casas.
“Eu pensei que ele fosse cair ali. Eu corri para as minhas outras vizinhas para ver se elas saíam de casa, porque a cena era imprescindível que essa tragédia não fosse acontecer”, disse.
“Foi uma única explosão. Bateu no chão, explodiu”, descreveu a moradora.
O advogado identificado como Silmar, dono de um escritório de advocacia ao lado da região do acidente, disse que foi informado sobre a queda por um amigo que mora no condomínio.
“Estávamos em uma reunião, ouvimos algum barulho e rapidamente saímos, que é muito próximo do meu escritório, e vimos o avião [caindo] em pirueta. Ligaram para o meu celular dizendo: ‘Olha, tá caindo um avião aqui’. Meu amigo que mora aqui, e aquele desespero. Nisso, o avião caiu. Foi na sequência”, descreveu à TV Globo.
De acordo com moradores, o local tem, pelo menos, 50 casas. O advogado disse lamentar o acidente, mas que felizmente ninguém do condomínio se feriu.
“Uma sexta-feira trágica, mas o resultado poderia ser bem pior do que é. Lamentamos pelos passageiros que estavam no avião, mas, até então, quem estava nas casas, não tem nenhuma informação de nenhuma vítima”, destacou.
O acidente
O avião com 58 passageiros e quatro tripulantes partiu de Cascavel (PR) em direção a Guarulhos (SP). Imagens de pouco antes do acidente estão circulando nas redes sociais. Ainda não há informações sobre o que causou a queda.
A Voepass Linhas Aéreas, companhia aérea dona da aeronave, informou, por meio de nota, que o avião, modelo ATR-72, decolou de Cascavel, no Paraná, com destino ao Aeroporto de Guarulhos, em São Paulo. O voo 2283 tinha 58 passageiros e 4 tripulantes a bordo. Conforme a Agência Nacional de Avião Civil (Anac), esse modelo de avião comporta até 68 passageiros.
Segundo os bombeiros, sete equipes foram deslocadas por volta das 13h25 para um chamado na rua João Edueta, próximo a rodovia Miguel Melhado de Campos (SP-324). Equipes da Defesa Civil e da Polícia Militar também estão no local.
O avião caiu dentro do condomínio residencial Recanto Florido. Em entrevista à TV Globo, o secretário de Segurança de Vinhedo, Osmir Cruz, disse que o avião caiu próximo de uma residência, mas nenhuma pessoa em solo teve ferimentos.
Por volta de 16h, o coronel Cassio, da Polícia Militar, chegou ao local e disse à Globo que está sendo montado um posto de comando e uma força-tarefa na região, para dar o suporte necessário às instituições envolvidas. Pelo que foi verificado até o momento, a aeronave caiu verticalmente e está totalmente destruída.
“O papel da Polícia Militar e de todas as instituições envolvidas é de primeiro entender o que aconteceu, toda a dinâmica, e verificar a possibilidade de termos sobreviventes”, complementou.