CIDADES
Vórtice ciclônico deve influenciar o tempo no fim de ano; entenda

Um sistema atmosférico conhecido como Vórtice Ciclônico em Altos Níveis da atmosfera (VCAN), deve influenciar de forma significativa o tempo no Brasil nos últimos dias do ano. De acordo com a Metsul Meteorologia, a atuação desse fenômeno vai provocar chuva volumosa e temporais na Região Sul, enquanto no Sudeste deve haver uma grande redução da instabilidade com calor muito intenso.
Segundo a Metsul, a previsão é de que o vórtice ciclônico comece a avançar da Bahia a partir do dia 22. No dia 24 o sistema deverá atuar sobre Goiás e Tocantins, seguindo posteriormente para o Oeste até alcançar Mato Grosso do Sul e Mato Grosso entre os dias 25 e 26 de dezembro.
O que é o Vórtice Ciclônico em Altos Níveis (VCAN)?
O VCAN é caracterizado por uma rotação ciclônica, que ocorre no sentido horário no Hemisfério Sul, localizado em níveis altos da atmosfera, geralmente entre 9 e 12 quilômetros de altitude. Ele se forma a partir de instabilidades na circulação em altitude, quando massas de ar mais frio e seco se organizam em um grande redemoinho.
Esse tipo de sistema é mais frequente durante o período do verão e na primavera, principalmente entre o Nordeste, o Centro-Oeste e parte do Sudeste, onde a circulação atmosférica é favorecida pelo intenso aquecimento da superfície e pela presença de ar tropical úmido em baixos níveis.
A Metsul ressalta que, apesar do nome, o VCAN não deve ser confundido com um ciclone extratropical. O vórtice ciclônico atua apenas em camadas mais altas da atmosfera e a dinâmica dos seus efeitos é diferente de um ciclone extratropical.
A característica mais marcante do VCAN é o contraste entre seu centro e suas bordas. Enquanto o centro costuma gerar tempo mais firme, com menos nuvens e baixa umidade por causa do movimento descendente de ar.
Já nas bordas do sistema concentram instabilidade, o que favorece a formação de muitas nuvens carregadas, tempestades isoladas e acumulados irregulares de chuva com volumes localmente altos.
Esse cenário deve ocorrer ao longo da próxima semana no Brasil, com diminuição da instabilidade no Centro do país e predomínio de calor intenso. Ainda assim, deve chover de forma isolada nos estados do Centro-Oeste e no Sudeste. Em contrapartida, a Região Sul deve registrar aumento expressivo das chuvas e de temporais.








